sexta-feira, 30 de maio de 2008

MARATONA COMPANHIA DAS LEZIRIAS










Vai acontecer no próximo Domingo dia 1 de Junho.
Á disposição dos participantes estarão 40 ou 80 kms para rolar "num percurso de rara beleza" conforme publicita a organização.
Não tenho dúvidas de que assim será; a Companhia das Lezirias é um local unico em Portugal.
Trata-se da maior exploração agro pecuária do país, ocupando uma área superior a 20.000 hectares de montado, floresta, arrozal, vinha... As barragens aí existentes tambem ocupam uma área considerável. Sendo uma empresa agro-pecuária, a Compª das Lezirias dedica-se para além da importante produção florestal, ao cultivo de cereais com especial predominancia no milho e arroz, á extracção de cortiça (o montado ocupa 6000 hectares e faz da Compª das Lezirias o principal produtor nacional deste produto) e ainda ao cultivo da vinha e produção de vinhos de mesa de qualidade. O azeite é outro produto que está desde sempre ligado á actividade da empresa.
Na pecuária destaca-se a produção animal em larga escala; a qualidade do gado para consumo faz da Compª das Lezirias um dos mais respeitados produtores nacionais, muito se devendo naturalmente á especificação do meio e abundancia de alimento (a produção de forragem é outra das actividades económicas da empresa) e claro, á criação e desenvolvimento da raça equina Lusitana (os estábulos recolhem cerca de 250 animais bem cuidados), oferecendo a Compª das Lezirias um dos mais completos centros equestres do país, em cujo complexo - que incluem um fantástico circuito de atrelagens - se desenrolam todas as disciplinas da equitação. A coudelaria CL é uma "marca" de referencia neste mercado.

A exploração e gestão da propriedade no ambito da agro-pecuária iniciou-se no séc. XIX, mas nos ultimos anos diversificou a sua actividade e hoje pode dizer-se que o investimento nas actividades turisticas é uma aposta ganha. O restaurante A Coudelaria passou a ser conhecido por todos os gourmets como uma excelente opção na região de Lisboa (...), as suas 12 unidades de alojamento - classificados como Turismo no Espaço Rural - são de extremo bom gosto e estão muito bem integrados na paisagem, os programas de enoturismo são bastante procurados (a CL está na génese da criação da Rota dos Vinhos do Ribatejo) e a Zona de Caça Turistica existente na Charneca, é um dos mais interessantes locais do país para essa prática, complementado por um pavilhão de caça de extremo bom gosto.

A CL oferece ainda um auditório para reuniões, uma quinta pedagógica para os mais novos e um aérodromo privado...!

Este meu texto não é publiciade á Compª das Lezirias!!! É só o fruto de uma pequena pesquisa que fiz para estudar o espaço que vou conhecer de uma forma mais aprofundada no próximo Domingo. É que ter conhecido só o Restaurante - e o vinho que por lá se produz - é de facto muito pouco...!!!
Não estou em grande forma, mas como nunca estou (!!!), está-se bem. Todos os passeios ou maratonas que fiz nestes 12 ou 13 anos de BTT são para terminar. Nunca desisti e ainda não será neste passeio que o vou fazer. Mas se um dia desistir - seja por que razão for - acreditem os meus amigos que não me "cairão os parentes na lama". Acho que vou fazer só os 40 kms. Os outros 40 serão uma 2ª volta á pista, por isso e como dia 1 é o dia mundial das (minhas) crianças, vou apresentar-me logo ao 1/2 dia para almoçar* já com o banho tomado - que a organização jura ser quente - e regresso logo depois a Lisboa. O Gonçalo será o meu compagnon de route; ás 07:30 lá estarei á tua porta!

RESTAURANTE A COUDELARIA
* É pena, mas o almoço não vai ser n'A Coudelaria mas sim no espaço multiusos... Esperam-se 1500 bikes, mas sinceramente acho que não vão ser nem metade. Ainda bem!!! Assim há mais deste vinho branco bem fresquinho para os que forem!

Sem comentários: