domingo, 18 de maio de 2008

LISBOA DOWNTOWN 2008











Foi ontem. Lisboa, Sábado dia 17 de Maio. 4 da tarde.
A cidade estava com um ambiente fantástic0. Bom tempo, milhares de turistas por todo o lado, um colorido enorme e Alfama a rigor para receber de novo a prova mais extraordinária de downhill urbano do calendário mundial UTI! O percurso - esta foi a 9ª edição - foi o mesmo do ano passado, com partida no Castelo de São Jorge e chegada ao Largo do Terreiro do Trigo. A prova foi composta por duas categorias, masculino e feminina, tendo participado aí uns 35 atletas... penso eu de que.
Não faltaram os melhores do mundo, incluindo claro, os melhores tugas! O grande Marco Fidalgo (ou Pinochet), foi de todos - entre o Claudio Loureiro, Emanuel Pombo (o melhor Tuga), "Amarelo", Marco "Golias" - o 1º a fazer aquela pista extraordinária, que no final é percorrida a pé pelos milhares de espectadores que ao longo do percurso acompanharam a prova. O ultimo a sair foi o Rei! O Peat ganhou de novo - pela 7ª vez - e o tipo é o mesmo o maior!!!












Veja-se a pose do artista fotografado aqui pelo "je" depois de ter recebido o troféu!
Mas a "corte" esteve cá toda; Cédric Garcia, Samuel Hill, Greg Minnaar (obteve o 2º tempo). Tanto Steve Peat como Minnaar montam este ano Santa Cruz. Em terceiro lugar ficou uma Specialized.












Simpático este rapaz; the one and only Greg Minnaar!
O downtown é uma prova alucinante. Já todos descemos Alfama, mas eu acho que andamos por lá sempre a fazer turismo, tal é a diferença de velocidade entre nós (os amadores e simples bikers de fim de semana) e os verdadeiros prós! E já nem falo dos lances de escadas, os saltos e os becos estreitos; o que verdadeiramente me impressionou foi mesmo a velocidade!
Atente-se nos tempos; entre o 1º e o 5º, a diferença são... 3 segundos! Entre 1:39 e 1:42. Minutos e segundos, claro!!!












Como diz o meu filho, "sempre em alta velocidade"!
Parece impossível; aquele pessoal é muito á frente e não é possível que batam bem da cabeça...! Se um gajo cai ali, pode magoar-se a sério. Vi vários bikers só de t-shirt; nem armadura nem protecções...















Este era um deles... tirei esta foto á saída do Miradouro de Santa Luzia.
Fui com o meu filhote a Alfama; não podíamos ter passado uma tarde de Sábado melhor! O Du estava verdadeiramente entusiamado e viveu cada momento. Sempre na 1ª linha da pista estivemos em vários pontos de Alfama a ver a prova; acho que o troço que ele mais gostou foi o do salto por cima da pick up! Para o ano estaremos lá outra vez; a ver! Só espero é que ele não opte por essa via da modalidade; não há nada como ter as rodas no chão!!!
Claro que ele hoje TINHA de ir andar de bike. E fomos. Fizemos 20 Kms. - junto ao rio e portanto em plano! - mas ele só queria era saltar passeios e pequenas escadas... Porque sería?! Ah, ele só fez agora 6 anos, será que está no "mau" caminho do BTT...?!?!















O Duarte todo orgulhoso por baixo do grande salto do Largo da Igreja de Alfama!

1 comentário:

Anónimo disse...

Tá muito fixe, sempre foste o gajo que escreveu melhor e pelos vistos continuas assim, abraço
Bruno Pirex